Olá visitante, seja bem vindo(a).

A importante função do sono na neuroendócrina e no metabolismo da glicose

A importante função do sono na neuroendócrina e no metabolismo da glicose

Redução da duração do sono pode ter efeitos adversos, como ganho de peso e risco aumentado da obesidade

O sono é muito importante na função neuroendócrina

O cientista Leprout R. e Cauter E. V. (2010) (6), escreveram sobre o papel do sono e da perda de sono na liberação hormonal e metabolismo.

Sono de qualidade é uma prioridade na promoção e melhora da saúde pessoal e social. — AASM The American Academy of Sleep Medicine and the Sleep Research Society

Eles comentam que, comparado a algumas décadas atrás, adultos, assim como crianças, dormem menos. Dormir o mínimo possível é muitas vezes visto como um comportamento admirável na sociedade contemporânea. No entanto, o sono desempenha um papel importante na função neuroendócrina e metabolismo da glicose.

Evidência de que a redução da duração do sono pode ter efeitos adversos à saúde surgiu nos últimos 10 anos. Acumuladas evidências de estudos epidemiológicos e estudos laboratoriais bem controlados indicam que a perda crônica parcial do sono pode aumentar o risco de obesidade e ganho de peso.

Estes autores analisaram estudos epidemiológicos em adultos e crianças e estudos laboratoriais em adultos jovens, indicando que a restrição do sono resulta em alterações metabólicas e endócrinas, incluindo a diminuição da tolerância à glicose, diminuição da sensibilidade à insulina, aumento das concentrações noturnas de cortisol, aumento dos níveis de grelina, leptina e aumento da fome e do apetite.

Estágios do sono:

As evidências apontam para um possível papel da diminuição da duração do sono na atual epidemia de obesidade. Evitar a privação do sono pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da obesidade, particularmente em crianças.

Referências dos estudos científicos:

(6) Leprout R., Cauter E. V. Role of Sleep and Sleep Loss in Hormonal Release and Metabolism. Endocr Dev. 2010; 17: 11-21.

4.7/5 - (6 votos)

Deixar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

4.7/5 - (6 votos)