Olá visitante, seja bem vindo(a).

Ação anti-inflamatória e analgésica contra cólica menstrual

Ação anti-inflamatória e analgésica contra cólica menstrual

Os resultados demonstraram que a terapia de infravermelho longo emitidos por magnetos biocerâmicos, exerce um potente efeito anti-inflamatório através da indução da proteína HO-1

Regulação da inflamação vascular

Em 2008, Lin CC, et al.(6) avaliaram se existe uma interação entre a radiação de infravermelho longo e a proteína heme oxigenase-1 (HO-1) na regulação da inflamação vascular. Células endoteliais de veias umbilicais humanas foram expostas à radiação de infravermelho longo de 3 a 25 mícrons, por tempos variados de 0 a 40 minutos.

Os pesquisadores observaram um significativo aumento na proteína HO-1, diretamente ligado ao tempo de estímulo do infravermelho longo, bem como outros efeitos ligados à atividade anti-inflamatória nas células estudadas. Os resultados demonstraram que a terapia de infravermelho longo exerce um potente efeito anti-inflamatório através da indução da proteína HO-1.

Dismenorreia primária (cólica menstrual)

Em 2011, Lee CH, et al(7) realizaram um estudo randomizado, duplo-cego e com grupo placebo, a fim de determinar a eficácia e segurança da aplicação de infravermelho longo para tratar a dismenorreia primária (cólica menstrual). Participaram da pesquisa 104 pacientes, divididas entre grupo experimental e placebo, utilizando durante o sono um cinto com ou sem emissão de infravermelho longo de 5 a 20 mícrons , por 3 ciclos menstruais. Além dos cintos verdadeiros ou falsos com aparência idêntica, todos os participantes fizeram uso de compressas quentes para aquecer os magnetos biocerâmicos e garantir ligeiro alívio de dor em ambos os grupos. A intensidade da cólica foi registrada pelas pacientes através da escala visual análoga (0 a 10 pontos), antes e durante o tratamento. Após o período de experiência, as pacientes foram acompanhadas e avaliadas por mais 2 ciclos menstruais, sem o uso dos cintos.

Redução gradual da cólica menstrual

Os resultados demonstraram que durante o período de tratamento, houve redução gradual da cólica menstrual nos 2 grupos; entretanto, durante os 2 ciclos menstruais de acompanhamento após terminado o período de tratamento, a diminuição na escala de dor foi mantida no grupo experimental, enquanto a pontuação na escala de dor gradualmente retornou ao nível inicial no grupo controle, com significativa diferença entre os grupos.

Segundo os autores, estes achados sugerem que, apesar do efeito de alívio das cólicas ter sido mascarado durante o período de tratamento pelo uso das compressas quentes, os cintos com emissão de infravermelho longo reduziram a severidade da dismenorreia. Este estudo evidenciou que a emissão de infravermelho longo por intermédio de magnetos biocerâmicos pode ser uma alternativa não-farmacológica eficaz e segura para o tratamento da dismenorreia primária.

Referências dos estudos científicos:

(6) Lin CC, et al. Far infrared therapy inhibits vascular endothelial inflammation via the induction of heme oxygenase-1 Arterioscler Thromb Vac Biol. 2008 Apr;28(4):739-45

(7) Lin CC, et al. Far infrared therapy: a novel treatment to improve access blood flow and unassisted patency of arteriovenous fistula in hemodialysis patients. J Am Soc Neprol, 2007 Mar; 18(3):985-92

5/5 - (5 votos)

Deixar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

5/5 - (5 votos)