Olá visitante, seja bem vindo(a).

Redução significativa dos sintomas da menopausa

Redução significativa dos sintomas da menopausa

Voluntárias responderam a um questionário específico para mensurar os sintomas relacionados à menopausa, diante da terapia com magnetos biocerâmicos de infravermelho

Chien LW, et al., 2011 avaliaram os efeitos da terapia de infravermelho longo com os magnetos biocerâmicos nos sintomas da menopausa por meio de um estudo randomizado e controlado com 43 mulheres voluntárias, divididas aleatoriamente em grupo de intervenção e grupo controle.

A terapia foi aplicada no dorso, na posição deitada. O grupo controle não recebeu tratamento. Todas as voluntárias responderam a um questionário específico para mensurar os sintomas relacionados à menopausa, antes e depois de completarem o tratamento num período de 10 semanas.

Ao final deste período, os dados foram analisados e como resultado, no grupo de intervenção foi registrado uma diminuição na média total da pontuação do questionário sobre os sintomas relacionados à menopausa, bem como no score de sintomas específicos como os vasomotores musculoesqueléticos, urológicos, reprodutivos e psicológicos. No grupo controle, a média total de pontuação e as pontuações em cada área específica não tiveram diferença significante entre a avaliação inicial e a realizada no acompanhamento após 10 semanas.

Este estudo evidenciou que a terapia do infravermelho longo resulta em significante redução nos sintomas relacionados à menopausa, e os resultados sugerem que esta terapia pode ser uma alternativa em potencial para o controle dos sintomas da menopausa.

Referências dos estudos científicos:

(Chien LW, et al. Local termal therapy effects on menopausal symptoms and bone mineral density. J Altern Complement Med. 2011 Dec; 17 (12): 1133-40).

4/5 - (4 votos)
1 comentário

Deixar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

1 Comment

  • Niam
    30 de junho de 2020, 07:12

    Estudo muito interessante! Muito obrigado pelo artigo.

    RESPONDER
4/5 - (4 votos)