Olá visitante, seja bem vindo(a).

Sono de qualidade é uma necessidade

Sono de qualidade é uma necessidade

Distúrbios do sono pode ter implicações de saúde de longo alcance, como hipertensão, diabetes mellitus, obesidade, doenças cardiovasculares, depressão e até mesmo câncer

Os seres humanos passam aproximadamente um terço de suas vidas dormindo, e estudos de privação do sono indicam que o sono é necessário para as funções congnitivas, motoras e fisiológicas adequadas. (1)

O sono de qualidade é uma prioridade na promoção e melhora da saúde pessoal e social. — AASM The American Academy of Sleep Medicine and the Sleep Research Society

O sono é dividido em NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos) e REM (Movimento Rápido dos Olhos); sono NREM e sono REM ocorrem em ciclos durante um período de sono.

Tradicionalmente, o sono NREM foi subdividido em estágios 1-4, com estágios 3 e 4, muitas vezes referido como sono de onda lenta (SWS). Em 2007, a Academia Americana de Medicina do Sono publicou novos critérios para caracterizar o sono. As principais alterações dos critérios tradicionais de Rechtschaffen e Kales (1968) são que o sono NREM tem três estágios – N1, N2 e N3 (os estágios 3 e 4 dos critérios anteriores são combinados em N3). (1)

Distúrbios dos sono são muito comuns, muitas vezes sub-reconhecidos e, portanto, subtratados. Estão associados a uma miríade de condições médicas e podem levar a um prejuízo significativo da qualidade de vida. (2)

Comparado a algumas décadas atrás, adultos, assim como crianças, dormem menos. Dormir o mínimo possível é muitas vezes visto como um comportamento admirável na sociedade contemporânea. No entanto, o sono desempenha um papel importante na função neuroendócrina e metabólica, e evidências de que a redução da duração do sono pode ter efeitos adversos à saúde surgiram nos últimos anos. (2)

Estágios do sono:

O impacto dos distúrbios do sono pode ter implicações de saúde de longo alcance, incluindo o aumento do risco de uma ampla gama de estados de doenças crônicas, como hipertensão. Diabetes mellitus, obesidade, doenças cardiovasculares, depressão e até mesmo câncer, e vários outros ligados ao aumento do risco de mortalidade. (2).

Referências dos estudos científicos:

(1) Morris et al. Circadian System, Sleep and Endocrinology. Mol Cell Endocrinol. 2012 Feb 5; 349(1):91-104.

(2) Walia H. K. Mehra R. Overview of Common Sleep Disorder and Intersection with Dermatologic Conditions. Int J Mol Sci. 2016 May; 17(5):654.

Deixar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *